quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

PSDB reafirma interesse em candidatura ao Palácio da Resistência



O deputado federal Rogério Marinho, presidente de honra do PSDB no Rio Grande do Norte, se reuniu ontem (29) com representantes de sete partidos diferentes em Mossoró, e firmou compromisso de discutir uma candidatura independente para disputar a Prefeitura da cidade em 2016.

Na reunião estiveram presentes representantes do PDT, PSDC, Rede, PSL e PRB, além do presidente do PSDB mossoroense, o vereador Tassyo Mardonny, e o Genivan Vale, do Pros.

A candidatura própria em municípios com mais de 100 mil habitantes, casos de Natal, Mossoró e Parnamirim, obedece, de acordo com Rogério Marinho, um orientação nacional da legenda.

“É preciso discutir o papel de Mossoró diante da sua importância econômica, o PSDB apresentará alternativa de projeto a Mossoró, que vai impactar toda a região", afirmou.

Com informações: Mossoró Hoje

terça-feira, 22 de dezembro de 2015

"O PSDB quer ajudar a cidade a desenvolver um novo futuro", diz Tassyo Mardonny



O vereador Tassyo Mardonny (PSDB) participou na noite desta segunda-feira (21) do programa Cenário Político da TCM onde fez uma avaliação sobre o trabalho realizado nesta legislatura na Câmara Municipal. Ele também falou sobre projeções do partido para as eleições municipais de 2016.

O tucano destacou os projetos apresentados pelo seu mandato voltados para o enfrentamento da crise financeira que passa Mossoró. Ele ressaltou a Escola de Capacitação e o novo Distrito Industrial para a qualificação e geração de emprego no município.

“Precisamos buscar alternativas para a questão do petróleo, pois com a saída da Petrobras, o município vem sofrendo com quedas de receitas. Primeiro devemos pensar na qualificação da população e em seguida atrair empresas para a cidade”, avaliou o vereador.

Sobre as eleições municipais de 2016, Mardonny esclareceu que é uma orientação do diretório nacional do PSDB lançar candidaturas próprias em municípios com mais de 100 mil habitantes.

“Ainda não temos uma definição sobre as eleições municipais, porém, estamos avaliando propostas de pessoas que se mostraram dispostas no projeto. O partido quer ajudar a cidade a desenvolver um novo futuro”, complementou.

Com a nova lei eleitoral em vigor, o PSDB receberá algo em torno de 40 vereadores que têm simpatia com o projeto. O partido tem se firmado com pré-candidatos a prefeitos e vices em várias cidades do Oeste como Apodi, Severiano Melo, Rodolfo Fernandes e Umarizal, através do trabalho dos diretórios local e nacional.

Durante a entrevista foram abordados temas que envolvem o pedido de impeachment da presidente Dilma Rousself. “Não podemos tratar algo dessa natureza como um golpe. Pois o pedido foi apresentado por Hélio Bicudo, um dos fundadores do PT e principais juristas desse Brasil. A população precisa de esclarecimentos sobre as pedaladas fiscais”, complementou.

segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Tassyo Mardonny entrega honrarias durante homenagem aos Festejos de Santa Luzia

 O vereador Tassyo Mardonny (PSDB) participou no último sábado (12), no auditório do Sesi, da Sessão Solene em Homenagem aos Festejos de Santa Luzia. O evento, realizado pela Câmara Municipal de Mossoró, entregou comendas e honrarias a pessoas e instituições com relevantes serviços prestados ao município de Mossoró.

Na oportunidade, o parlamentar entregou medalhas Papa João Paulo II, através dos Decretos Legislativo de números 373/2015 e 377/2015, aprovados durante sessão ordinária na Câmara Municipal.

A medalha PAPA JOÃO PAULO II é oferecida as personalidades que se destacam na prestação de serviços relevantes ao povo ou a cidade de Mossoró, através da Igreja Católica e seus movimentos.

Foram homenageados com a medalha a senhora Antônia Fátima Queiroz Ambrósio, de 64 anos, e o senhor Maltes Azevedo Junior.

Casada e mãe de quatro filhos, a senhora Antônia Fátima dedica há mais de 30 anos de sua vida a Capela de Santa Luzia, com amor, carinho e devoção. Ela é conhecida pelos por todos que fazem parte da comunidade da Padroeira de Mossoró.

Já o Senhor Maltes Azevedo Junior, é devoto e participante da Missão Dides In Deurm para a paroquia de Santa Luzia. Possui uma dedicação ao trabalho de peregrinação da Relíquia e Imagem da Padroeira de nossa cidade.

“Essa homenagem, ainda é pequena, perto da grandeza realizadas pelos dois na comunidade católica de Mossoró. Destaco o reconhecimento e a importância da atuação da paroquia de Santa Luzia para o desenvolvimento humano e fraterno de nossa cidade, dedicando sua atuação na evangelização”, concluiu o autor da homenagem, vereador – Tassyo Mardonny.



Fotos: Walmir Alves


terça-feira, 8 de dezembro de 2015

Moradores do Conjunto Liberdade I cobram nova linha de ônibus


A falta de linhas de ônibus tem causado transtorno aos moradores  do conjunto Liberdade I, que dependem exclusivamente de transporte coletivo. Por conta desse problema, o vereador Tassyo Mardonny (PSDB) solicitou do Poder Executivo, através da Secretaria de Mobilidade Urbana, um estudo, junto à empresa Ocimar Transportes,  para a criação de uma nova linha para atender a demanda na região.

O parlamentar ressaltou que o problema também afeta os estudantes que se deslocam para as três universidades existentes na cidade.“A linha universitária, que circula pela UERN, UFERSA e IFRN,  apenas atende uma parte da população, deixando algumas regiões sem o serviço de transporte. Muitos estudantes reclamam do atraso e da falta de ônibus”, disse.

Na oportunidade,Tassyo  Mardonny cobrou da Semob informações sobre o horário dos ônibus que atuam na região, como também a agilidade na implantação do sistema de integração entre as linhas.

O requerimento foi aprovado por unanimidade durante sessão ordinária realizada nesta  terça-feira (8) na Câmara Municipal de Mossoró.

quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

"Estamos carentes de um governo mais compromissado", diz Tassyo Mardonny


Nesta quarta-feira (02) durante sessão ordinária, o vereador Tassyo Mardonny (PSDB) utilizou a Tribuna da Casa para questionar o Governo do Estado quanto a sua aliança com o município de Mossoró e as medidas tomadas para minimizar os problemas mais agravantes da cidade.

O parlamentar voltou a cobrar maior participação do governador Robinson Faria na cidade, pedindo ações para a crise financeira em que a Prefeitura enfrenta atualmente com a queda de receitas.

“Muitos dizem que o governador é aliado de Mossoró, mas o que estamos vendo e presenciando é um governo distante da nossa cidade. Quais as medidas que o governo do estado têm tomado para minimizar ou solucionar os problemas do nosso município”, questionou o vereador.

Em seu pronunciamento, Tassyo Mardonny citou as diversas áreas que não tem recebido a devida atenção do Governo do Estado. “Estamos carentes de um governo mais compromissado com a educação, saúde, segurança e recursos hídricos de Mossoró. O governador vem à cidade somente a passeio ou de passagem como fez recentemente. Cobro aqui compromisso com este povo que o acolheu”, concluiu o edil.

segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Tassyo cobra do Estado atenção especial na área da oncologia em Mossoró


A Câmara Municipal de Mossoró, por iniciativa do vereador Tassyo Mardonny (PSDB), requer ao Governo do Estado explicações sobre o pagamento do PLUS ao Hospital da Solidariedade, referência no tratamento do câncer na cidade.

O parlamentar destacou a crise na oncologia, e solicitou junto ao governador Robinson Faria, uma atenção especial para que o serviço não seja paralisado. “Mossoró sofre com a falta desses repasses para suprir a demanda, prejudicando o atendimento da região”, ressalta.

Em outubro, o vereador havia manifestado preocupação em relação a falta de recursos procedimentos de alta e média complexidade na rede de saúde.

Mardonny informou na época que, através de dados obtidos na Secretaria Municipal de Saúde, o Governo do Estado tem débito em torno de R$ 15 milhões com a Prefeitura, referente aos repasses do SUS. O descaso atinge principalmente os pacientes de câncer por conta do atraso no complemento para os cirurgiões (plus).

“Mossoró atende a uma rede que sustenta grande parte da saúde publica no Estado. É preciso que a gente mostre esses dados ao governador para que ele possa ter sensibilidade e priorizar ainda mais saúde pública”, finalizou.

quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Tassyo pede inclusão do Conjunto Urick Graff nas obras de expansão do saneamento básico

 

O vereador Tassyo Mardonny (PSDB) apresentou projeto à Emenda 2016, a expansão dos serviços de saneamento básico para o bairro Costa e Silva (Conjunto Urick Graff), na região Leste de Mossoró.

Ao defender a solicitação, o vereador destacou que “o saneamento básico é um dos principais sistemas de infraestrutura urbana, e está diretamente relacionado com a preservação do meio ambiente e com a saúde da população”.

O pedido foi encaminhado a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Habitação, e como destaca o vereador Mardonny, “constitui em atividade estratégica para a melhoria da saúde pública e para a diminuição com os gastos hospitalares, uma vez que a falta de tratamento dos esgotos podem contribuir para com a proliferação de inúmeras doenças parasitárias e infecciosas”, ressaltou ele.

Ele acrescenta que a implantação de redes de esgoto só vem a reforçar ações de combate a doenças, em especial a da Dengue, que hoje assola diversas cidades brasileiras e já deixa Mossoró em situação de alerta durante o período chuvoso.

“A instalação da rede coletora de esgoto, só vem a fortalecer a preservação do meio ambiente e com isso contribuir para o combate efetivo e necessário da dengue”, finaliza Tassyo.

Reforma de unidades educacionais do município é solicitada pelo vereador Tassyo Mardonny



 

O vereador Tassyo Mardonny (PSDB) solicitou que o Poder Executivo, através da Secretaria Municipal de Educação, realize os serviços de reforma e ampliação de duas unidades educacionais da Rede Fundamental de Ensino. 

Ao considerar que a educação é base de um país, assegurando condições para o crescimento sócio-educativo e cultural das pessoas, Tassyo destacou que as duas unidades educacionais apresentam quadros de deterioração em sua estrutura física, prejudicando o atendimento aos alunos e o trabalho dos professores e funcionários.

Nas solicitações encaminhadas à Prefeitura, para as providências da Secretaria de Educação, o vereador Mardoony pede a reforma e ampliação da Escola Municipal Ronald Pinheiro, no Conjunto Liberdade I, e da Escola Professora Dolores Freire de Andrade no Abolição III. Além da reforma, o parlamentar lembra que a ampliação visa atender a demanda da instituição de ensino para que possam aumentar o número de vagas, sendo que as escolas citadas têm uma localização estratégica que favorece os alunos.

O vereador disse que, com a ampliação, será possível atender os alunos que moram no bairro e atualmente precisam se deslocar para escolas mais distantes. “O objetivo é proporcionar à escola uma estrutura adequada e confortável para os alunos, com o intuito de tornar mais eficaz à qualidade de ensino que ela oferece”, ressaltou.

quarta-feira, 18 de novembro de 2015

“É uma questão de saúde pessoal e pública”, ressalta Tassyo sobre campanhas contra tabagismo


Segundo a OMS, o tabagismo é a principal causa de morte evitável no mundo. A organização estima que um terço da população adulta, ou 1 bilhão e 200 milhões de pessoas sejam fumantes. Preocupado com esse alerta, o vereador Tassyo Mardonny (PSDB) apresentou requerimento onde solicita da Prefeitura de Mossoró informações sobre campanhas contra o tabagismo.

“A finalidade do requerimento é coletar dados sobre vítimas na nossa cidade, e intensificar as campanhas com o objetivo de prevenir doenças e reduzir a incidência do câncer e de outras doenças relacionadas ao tabaco”, explicou Tassyo.

O parlamentar frisa que um fumante consome em média 40% a mais recursos dos sistemas de saúde que os não fumantes. 

Ainda na justificativa, o vereador Mardonny cita que o fumante de longa data tem a sua expectativa de vida reduzida em cerca de 13 anos. Um simples cigarro, segundo as pesquisas, contém quase 500 substâncias químicas, pelo menos 400 delas sabidamente tóxicas ao organismo e mais de 50 reconhecidamente carcinogênicas (que causam o câncer).

“Por isso, as campanhas antitabagismo devem ser cada vez mais intensas, pois o tabaco afeta a todos, pois não são apenas uma questão de não-fumantes incomodados com o cheiro da fumaça dos fumantes. É uma questão de saúde pessoal e pública”, complementou.

domingo, 15 de novembro de 2015

Em emenda, Tassyo se posiciona em defesa das ciclovias em Mossoró

O vereador Tassyo Mardonny (PSDB) apresentou projeto emenda ao orçamento do ano que vem, onde solicita a implantação de ciclovias em trecho toda a extensão da Avenida Dix-neuf Rosado, conhecida como Leste Oeste; Avenida Presidente Dutra, no Alto de São Manoel; e Avenida João da Escóssia, no bairro Nova Betânia.

No momento em que o município busca alternativas para garantir melhorias na mobilidade urbana, o uso de bicicletas, por pessoas que se deslocam em trechos curtos dentro da área urbana da cidade, é apontado pelo vereador como alternativa para reduzir o caos registrado hoje em Mossoró.

Para Mardonny, as ciclovias representam segurança não apenas para o ciclista, como para todas as pessoas que utilizam os diferentes meios de transporte no cotidiano. “Garantir a segurança do ciclista é incentivar que cada vez mais pessoas deixem o carro e utilizem a bicicleta, beneficiando incentivando cada vez mais a prática esportiva e o meio ambiente”, ressaltou.

Ele acrescenta que o esporte cresce a cada dia, o que tem gerado reclamação por parte dos praticantes devido a falta da estrutura nas principais vias da cidade. “Apesar de reconhecer a importância do projeto Via a Rio Branco, Mossoró carece de projetos que estimulem a pratica segura do ciclismo. Muitos praticantes arriscam a vida tendo que dividir espaços com veículos e caminhões”, finaliza Tassyo.

terça-feira, 10 de novembro de 2015

Tassyo Mardonny apresenta emenda para construção de área de lazer no Bom Jesus


O vereador Tassyo Mardonny (PSDB), por meio de emenda apresentada ao orçamento 2016 no valor de R$ 90.000, está solicitando a construção de um equipamento e infraestrutura para o lazer no bairro Bom Jesus, na zona Sul da cidade.

Ele alertou que a falta de ações voltadas mais para o desenvolvimento de atividades esportivas que atraiam a juventude para esses espaços tem impedido que esses locais contribuíssem com a melhoria na vida da população.

“A Prefeitura precisa dar mais atenção para esses espaços para que deem ocupação à juventude. Somente assim nós vamos conseguir tirar os jovens da ociosidade e transformar esses locais em áreas fundamentais para a melhora da qualidade de vida dos mossoroenses”, disse o vereador.

Tassyo destacou que vem atuando com proposições que beneficiam a população na área de lazer. São dezenas de indicações apresentadas ao longo do mandato, onde pede a construção de praças esportivas e academias da terceira idade.

sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Tassyo Mardonny apresenta emenda para reforma e restauração de UEI´s


O vereador Tassyo Mardonny (PSDB) apresentou 16 emendas ao orçamento de 2016. Uma delas,  no valor de R$ 840.000 reais é referente à ampliação e restauração de Unidades de Educação infantil (UEI´s). Na ocasião, o parlamentar destinou as emendas beneficiando a Unidade Educacional Infantil Noême Borges de Andrade, no Conjunto Nova Vida, e a Unidade de Educação Infantil Nilza de Oliveira Mendonça, no bairro Santa Luzia.

No local, o vereador pôde conferir de perto as necessidades da creche, que, segundo ele, funciona em um prédio antigo, sem condições estruturais de atender as crianças de maneira aceitável.

Tassyo ressalta a importância da reforma das unidades, tendo em vista a necessidade de ampliar o número de vagas para as crianças que residem nas proximidades. Ele informa que elas são obrigadas a se deslocarem para outras unidades.

“Além ofertar mais vagas, as reformas dessas unidades proporcionam maior comodidade e conforto, sendo beneficiadas diretamente com ações que proporcionam maior desenvolvimento em atividades de ensino e recreativas”, disse Tassyo.

quinta-feira, 5 de novembro de 2015

PMM anuncia limpeza do Rio Mossoró para execução de projeto de autoria de Tassyo Mardonny

 

A Secretaria de Serviços Urbanos anunciou, para os próximos dias, a limpeza do Rio Mossoró. Na oportunidade, a Prefeitura de Mossoró construirá um calçadão ligando a Barragem de Genésio ao bairro Barrocas. O projeto de autoria do vereador Tassyo Mardonny, contará ainda com ciclovia de 8 km extensão e outros benefícios para a pratica esportiva e uso da comunidade.

A emenda foi aprovada para o orçamento 2015 e beneficiará e tem o objetivo de alavancar o turismo e o lazer no município. "Com o calçadão, os mossoroenses terão uma nova opção de lazer e de práticas esportivas. Ele receberá quiosques, boa iluminação e equipamentos de ginastica. Será um ótimo espaço de convivência e entretenimento para a população", disse Tassyo.

Outro ponto destacado pelo vereador é a preocupação com o meio ambiente, trazendo para o debate a relevância da revitalização do trecho do Rio Apodi/Mossoró. “A revitalização do Rio Apodí/Mossoró será importante para a recuperação e preservação do local, tornando-o mais agradável aos visitantes”, complementou.

terça-feira, 27 de outubro de 2015

“Nosso mandato tem trabalhado pensando no futuro”, diz Tassyo durante entrevista


O vereador Tassyo Mardonny (PSDB) participou na manhã desta terça-feira, 27, do Programa Legislação, da TV Câmara, onde apresentou projetos de autoria do seu mandato, falou sobre a atuação parlamentar e avaliou o atual cenário econômico do município de Mossoró.

Tassyo ressaltou que as ações do Poder Legislativo devem, acima de tudo, elaborar projetos visando o beneficio da população ao longo dos anos. “O vereador não deve pensar apenas em ações imediatas, mas com projetos que trarão benefícios daqui a dois ou três anos. Nosso mandato tem trabalhado pensando no futuro”, disse.

O parlamentar avaliou com preocupação o atual cenário econômico, e destacou a construção do novo Distrito Industrial, projeto de sua autoria, como uma das principais medidas de enfrentamento à crise que atinge o município de Mossoró. “A cidade precisa de novas fontes de renda que não seja apenas petróleo, sal e a floricultura. Com o novo distrito, poderemos atrair novas empresas e gerar empregos”, ressaltou.

Ele voltou a criticar a falta de ações por parte do Governo em relação à saúde de Mossoró. Citou que a falta de repasses acaba afetando o atendimento, devido o município ser referencia, recebendo pacientes de várias cidades da região Oeste.

Sobre meio ambiente, o vereador falou sobre o projeto de revitalização do Rio Mossoró, que trará benefícios às famílias que tiram o seu sustento, como poderá alavancar o turismo e o lazer da cidade. “Com a revitalização, poderíamos pensar em e construir uma nova área para a pratica de lazer na cidade, com quiosques, academias, e espaços para a prática esportiva ”, finalizou Tassyo Mardonny.


quarta-feira, 21 de outubro de 2015

"A cidade precisa de uma nova fonte de renda", diz Tassyo sobre projeto de capacitação



Nesta semana, o vereador Tassyo Mardonny (PSDB) apresentou um projeto que trata de ações que visam a geração de emprego e qualificação profissional para o mercado de trabalho. Ele acrescenta que Mossoró vive um momento delicado, com a queda de receitas, o número crescente de empresas prestadoras de serviços que deixaram a cidade e o alto índice de desemprego.

"A cidade precisa de uma nova fonte de renda, que não venha a ser apenas do Petróleo. Para isso, nosso mandato levanta a bandeira pelo novo Distrito Industrial e as ações de capacitação, que irão contribuir para o aumento da mão de obra qualificada, garantindo mais oportunidades de trabalho para os jovens, sem que as empresas necessitem trazer profissionais de outras regiões", ressaltou Tassyo.

Tassyo destacou a importância dos projetos que visam fortalecer a economia do município. O projeto de capacitação, apresentado por Mardonny, e aprovado na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o exercício de 2016, tem o objetivo de capacitar os jovens para o mercado de trabalho.

terça-feira, 20 de outubro de 2015

Tassyo Mardonny volta a cobrar do Governo repasses para a saúde de Mossoró

Vereador tucano criticou a falta de prioridades do Governador para Mossoró

O vereador Tassyo Mardonny (PSDB) voltou a cobrar do Governo do Estado, na sessão ordinária desta terça-feira (20), a liberação de recursos da Secretaria Estadual de Saúde, para o município de Mossoró, que auxiliam nos custos em procedimentos de alta e média complexidade na rede de saúde.

Segundo dados obtidos através da Secretaria Municipal de Saúde, o Governo do Estado tem débito em torno de R$ 15 milhões com a Prefeitura, referente aos repasses do SUS. O descaso atinge principalmente os pacientes de câncer por conta do atraso no complemento para os cirurgiões (plus).

O parlamentar criticou o tratamento por parte do governador, e ressaltou que Mossoró recebe pacientes de vários municípios da região Oeste do Estado. “Quando o governo deixa de repassar recursos da saúde, ele não atinge somente Mossoró, mas também as 63 cidades que usam os serviços públicos de saúde para suprir suas necessidades. A falta de compromisso atinge a região inteira”, disse.

Tassyo mobilizou demais colegas vereadores para mostrar a importância que a cidade tem para a região. “Mossoró atende a uma rede que sustenta grande parte da saúde publica no Estado. É preciso que a gente mostre esses dados ao governador para que ele possa ter sensibilidade e priorizar ainda mais saúde pública”, complementou.

Ele também espera tratamento especial para os servidores da UERN, em greve há quase quatro meses. Mardonny lembrou a grande votação que a cidade deu a Robinson na última campanha, porém, criticou o esquecimento em relação a paralisação, afetando milhares de estudantes. "O que a gente quer do Governo Robinson é apenas reciprocidade. Basta cumprir o que é dever dele", finalizou.


terça-feira, 13 de outubro de 2015

Vereador Tassyo Mardonny solicita recursos para o Hospital da Solidariedade



A prevenção, diagnóstico e o tratamento do câncer em Mossoró são áreas que necessitam, cada vez mais, de novos investimentos e apoio do poder público e da iniciativa privada. Para isso, o vereador Tassyo Mardonny propôs a inclusao de recursos para aquisição de insumos e equipamentos hospitalar para a Liga Mossoroense de Estudos e Combate Ao Câncer - Hospital da Solidariedade.

Para Tassyo, o Hospital da Solidariedade prioriza o tratamento humanizado e de excelência com trabalho reconhecido na prestação de assistência a pacientes com doenças de maior complexidade na área oncológica. 

“Este recurso vem atender uma demanda importante que se refletirá na melhoria de vida da nossa população.  A destinação de recursos vai permitir melhorias nas condições de atendimento não apenas para a população local, mas também como apoio aos moradores das cidades vizinhas", destacou.

O Hospital da Solidariedade está localizado na Rua Dona Isaura Rosado, conjunto Abolição III, e sua estrutura está preparada para atender a pacientes de Mossoró e das demais 64 cidades da mesorregião Oeste do Rio Grande do Norte, o que representa uma cobertura populacional em torno de 810 mil pessoas.

sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Vereador Tassyo Mardonny mobiliza população para reabrir postos policiais


Para garantir a ampliação das Bases Integradas Cidadãs (BICs), o vereador Tassyo Mardonny (PSDB) anunciou que irá mobilizar os moradores para iniciar reforma das estruturas dos postos policiais dos conjuntos Vingt Rosado e Nova Vida, com recursos próprios. A medida garantirá maior efetividade e segurança para a região.

Tassyo lembrou que durante o seu mandato, enviou ao plenário da Câmara Municipal para votação vários ofícios onde cobrava a reativação das unidades, porém, com a crise financeira que atinge o município e aumento da criminalidade, ele destacou ações concretas e rápidas que visam garantir a reabertura.

O parlamentar conversou com moradores e iniciou uma forma de arrecadar dinheiro para a reforma dos prédios. “O posto é um ponto de referência para o cidadão que necessita de uma informação ou auxílio em outras questões. A presença da Polícia Militar tem o objetivo de proporcionar uma maior sensação de segurança à população”, argumenta Tassyo Mardonny.

Para o vereador, com a reativação dos postos, o Município poderá ampliar o projeto das BICs, com o pagamento de diárias operacionais aos policiais que atuam ao lado da Guarda Municipal no combate à criminalidade. Ele lembra que das unidades existentes na cidade, nenhuma beneficia os bairros da região Leste, onde a população sofre com o aumento da criminalidade.

“A falta de ronda extensiva e monitoramento gera receio na população que vive amedrontada por conta da violência. As BICs garantem o aumento do efetivo policial e maior sensação de segurança nas áreas de atuação”, finaliza.

Inaugurada em 2002 e hoje deteriorada, a Base de Segurança Comunitária do conjunto Vingt Rosado, onde funcionava o ponto de apoio da Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicleta (Rocam), está abandonada há cerca de cinco anos. O poder público anunciou a reforma, porém, o projeto não foi adiante.

quarta-feira, 7 de outubro de 2015

TCU recomenda a reprovação das contas de Dilma, gatilho para o processo de impeachment


O governo Dilma Rousseff tentou de tudo, mas os ministros do Tribunal de Contas da União (TCU) não cederam e recomendaram, por unanimidade, nesta quarta-feira, que as contas do governo referentes ao ano de 2014 sejam reprovadas pelo Congresso Nacional. É a primeira vez desde 1937 que a prestação de contas do governo federal é rejeitada pela corte.

Politicamente, a decisão da corte de contas deve funcionar como um gatilho, fundamentando o início do processo de impeachment contra a presidente no Legislativo. Respaldado pela análise do Tribunal, caberá agora ao Congresso Nacional a tarefa de reprová-las - ou não. A eventual reprovação daria força ao movimento pelo impeachment da presidente.

Em seu parecer, o relator das contas, ministro Augusto Nardes, alvo da artilharia do governo, afirmou que as irregularidades somaram o total de 106 bilhões de reais no ano passado, entre as chamadas pedaladas fiscais, deslizes orçamentários e omissão de passivos. "Após exames detalhados, procedimentos afrontaram de forma significativa princípios objetivos preconizados pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), caracterizando um cenário de desgovernança fiscal", disse Nardes. Segundo ele, houve inobservância sistemática de regras e valores que repercutiram de forma recorrente ao longo do ano passado.

O relator ainda ironizou o pedido de suspeição feito pela Advocacia-Geral da União (AGU), que tentou afastá-lo do caso, afirmando que, no caso de parcialidade, o órgão precisaria, então, pedir a suspeição dos 14 auditores que elaboraram o relatório no TCU.

Nardes reforçou os resultados consolidados das irregularidades cometidas pelo governo e disse que alterações da meta fiscal são possíveis, mas dentro do que prevê a LRF. Sobre a necessidade de contingenciamento, que foi ignorada pelo governo, ele afirmou que o corte de gastos foi proposto somente quando o orçamento já estava deteriorado. Sobre as omissões de passivos e transações, Nardes afirmou que isso comprometeu a "fidedignidade" dos dados públicos. "Criou-se uma situação irreal, que culminou com o contingenciamento de montante inferior ao que seria necessário", disse.

A apresentação do ministro-relator sucedeu à sustentação oral de Luís Inácio Adams, advogado-geral da União. Adams argumentou que as operações feitas pelo governo com bancos públicos não configuravam operações de crédito, e sim de prestação de serviços. "É artificioso achar que isso se trata de uma violação à Lei de Responsabilidade Fiscal e à Lei de Diretrizes Orçamentárias. Não se trata", disse. Segundo Adams, o debate sobre as contas ficou "excessivamente politizado". O advogado-geral da União argumentou ainda que, se o governo tivesse a intenção de omitir e manobrar as contas com propósitos eleitoreiros, não teria cortado benefícios no Bolsa Família antes das eleições.

Recursos - A votação ocorreu imediatamente após a decisão do colegiado de negar o pedido de suspeição do ministro Nardes, protocolado pela AGU na segunda-feira. O ministro-corregedor Raimundo Carreiro, que relatou o acórdão sobre a suspeição, afirmou que as afirmações dadas por Nardes sobre as contas da presidente, que para a AGU configura antecipação de voto, não apresentam novidades ao que já havia sido apresentado pelo ministro em relatório prévio. "A presente manifestação é improcedente. Nada há nas declarações do ministro Nardes que traga alguma novidade ou configure juízo de valor sobre as contas da Presidência da República", afirmou.

Também nesta quarta, o ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou o pedido de liminar protocolado pela AGU para tentar frear o julgamento do TCU sobre o balanço do ano passado. O pedido de liminar era a última tacada do Palácio do Planalto para tentar afastar Nardes da função.

Irregularidades - Entre as ilegalidades analisadas pelo tribunal estão adiantamentos a bancos públicos para cobrir despesas de programas sociais, a omissão de passivos da União junto ao Banco do Brasil, ao BNDES e ao FGTS nas estatísticas da dívida pública de 2014, a ausência de metas e prioridades da administração pública no Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias do ano passado, a inscrição irregular em restos a pagar de 1,36 bilhão de reais em despesas do Minha Casa, Minha Vida.

Em junho, o plenário do TCU abriu prazo para que a presidente explicasse as pedaladas fiscais. As explicações foram entregues em 22 de julho. Após a inclusão de dois novos fatos, em agosto, o governo acabou ganhando um fôlego extra para explicar pontos adicionais. No dia 11 de setembro, Nardes recebeu novas explicações da AGU em um documento que somava mais de 2.000 páginas.

História - O parecer técnico produzido pelo TCU será agora encaminhado ao Congresso, já que é de responsabilidade dos parlamentares a decisão final sobre as contas - deputados e senadores podem seguir ou não o entendimento do TCU. Nos últimos 78 anos, o TCU sempre aprovou as contas federais. Contudo, nenhum processo de relatoria das contas provocou tamanha repercussão ou foi alvo de contestação no grau do que ocorre, agora, com a presidente Dilma Rousseff.

Veja

Vereador Tassyo Mardonny apresentará projetos à Lei Orçamentaria Anual (LOA)



O vereador Tassyo Mardonny (PSDB) apresentará quatro projetos à Lei Orçamentária Anual (LOA), que estabelece as despesas e as receitas que serão realizadas no próximo ano. São projetos que beneficiam a população nas áreas da saúde, mobilidade urbana, urbanismo e lazer.

O primeiro projeto apresentado pelo parlamentar dispõe sobre a duplicação das pontes existentes ao longo da Avenida Presidente Dutra, no bairro Alto de São Manoel. A proposta do vereador garantirá fluidez e maior acessibilidade dos condutores evitando problemas de lentidão no transito durante horário de pico.

Na área da saúde, o vereador encaminhou projeto da construção de uma Unidade Básica de Saúde, que atenderá os moradores do grande Alto de São Manoel. "Trata-se de uma região muito populosa e tal UBS consiste de extrema importância para atendimento dos moradores " - argumenta Tassyo.

Ainda de acordo com Tassyo essa já é uma cobrança antiga do vereador, já que a medida ajudaria, inclusive, a diminuir a demanda em outras UBS's da cidade.

Aos moradores da zona rural, o vereador apresentou projeto de um novo cemitério publico, beneficiando os moradores da comunidade de Passagem de Pedra. Ele alega que os dois cemitérios existentes nas áreas urbanas do município estão com sua capacidade quase que esgotadas.

“Essa é uma das grandes urgências da região e esperamos que ela seja logo efetivada, pois os moradores não suportam mais ter que enterrar os seus entes queridos no cemitério velho, que já há um bom tempo ele está sem espaço físico para tal”, argumentou o vereador.

E o último projeto trata-se da construção de uma quadra poliesportiva no bairro Abolição III, na região Oeste de Mossoró. Ele destaca a importância desta obra para a prevenção ao uso de drogas e à criminalidade. "Temos que observar a relevância social desta obra que é o envolvimento de jovens com esporte e a prevenção às drogas. É importante separar discordâncias políticas e utilidade pública", complementa.

quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Tassyo Mardonny prestigia Sessão Solene da Abolição

 O vereador Tassyo Mardonny (PSDB) participou nesta terça-feira, 29, da Sessão Solene da Abolição, realizada pela Câmara Municipal de Mossoró em comemoração ao feriado da Liberdade, que é comemorada no dia 30. Na oportunidade, o parlamentar entregou honrarias, escolhidas por ele e que se destacam através de serviços prestados à comunidade mossoroense.

Durante a solenidade, o vereador entregou o Diploma de Honra ao Mérito Sindical ao Senhor Francisco de Assis de Medeiros, Presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Mossoró; e a medalha no mérito evangélico "Pastor João Gomes" à Gideon Ismaias, oferecido ao evangélico por merecimento.

A escolha das honrarias foi apresentada em indicação e aprovada no plenário da Câmara. São servidores e personalidades com trabalho reconhecido no município e que através de suas respectivas áreas de atuação, se destacaram pelo pelas lutas e conquistas.

“Assim como todos os anos, na tradicional semana da Festa da Liberdade, nosso mandato sempre tem o cuidado de escolher as pessoas que demonstraram atuação importante e de destaque na nossa cidade. São pessoas com trabalhos reconhecidos e com merecimento em cada área, seja na medicina, cultura, religião e na sociedade em geral”, ressaltou Tassyo.

Logo após o encerramento da Sessão Solene da Abolição, a Câmara Municipal de Mossoró realizou mais uma edição do projeto Câmara Cultural.



terça-feira, 29 de setembro de 2015

“O Brasil sabe que pode contar com o PSDB”, afirma Aécio Neves em programa de rádio e TV

O presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves, afirmou em programa do partido que vai ao ar nesta segunda-feira (28/9), às 20h30, em rede nacional de rádio e televisão, que “o Brasil sabe que pode contar com o PSDB” para tirá-lo da crise em que a gestão da presidente Dilma Rousseff mergulhou o país.

Aécio destacou que “as diferentes crises que atingem o Brasil – a crise econômica, a política, a crise moral, e agora a mais grave de todas, a crise social, que vem tirando empregos e a esperança dos brasileiros – são consequências das escolhas e decisões tomadas por aqueles que mostraram ter como único objetivo se manter no poder custe o que custar”. O presidente nacional do PSDB acrescentou que é preciso “olhar para frente para consertar” o país.

Com duração de dez minutos, o programa faz um panorama entre o que a presidente Dilma Rousseff prometeu em sua campanha eleitoral e a atual situação do país. A inflação que, segundo ela, estaria sob controle, a população agora sente no bolso. A CPMF que a petista disse que não pensava em recriar, chegando a referir-se ao imposto como um “engodo”, agora ameaça retornar após quatro anos.

“O Brasil vive hoje uma das piores crises de sua história, e o governo do PT escolheu o pior caminho para enfrentá-la. Aumentou os impostos e os juros, piorando ainda mais o drama do desemprego”, ressaltou no programa o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin.

Para o senador José Serra (SP), o Brasil nunca viveu uma situação tão difícil como essa. “Nós avisamos, ‘está entrando água no barco, pode afundar’, mas o PT se fez de surdo e não cuidou de prevenir a crise. Só pensou em ganhar a reeleição. Agora, o governo Dilma está com água na altura do nariz”, disse.

O ex-presidente da República Fernando Henrique Cardoso completou dizendo que “está na hora da presidente ter grandeza e pensar no que é melhor para o Brasil, e não para o PT”.

Confira o programa na íntegra:


sexta-feira, 11 de setembro de 2015

EXCLUSIVO: Lula é suspeito de ter se beneficiado do petrolão, diz PF

Agora é oficial: o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva é suspeito de ter se beneficiado do petrolão para obter vantagens pessoais, para o PT e para o governo. A suspeita consta em documento da Polícia Federal. Nele, pede-se ao Supremo Tribunal Federal autorização para ouvir Lula no inquérito que investiga políticos na operação Lava Jato.

>> Documentos secretos mostram como Lula intermediou negócios da Odebrecht em Cuba
O documento, enviado ao STF anteontem, na quarta-feira, é assinado pelo delegado Josélio Sousa, do grupo da PF em Brasília que atua no caso. Assim escreveu o delegado: “Atenta ao aspecto político dos acontecimentos, a presente investigação não pode se furtar de trazer à luz da apuração dos fatos a pessoa do então presidente da República, LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA que, na condição de mandatário máximo do país, pode ter sido beneficiado pela esquema em cursa na PETROBRAS, obtendo vantagens para si, para seu partido, o PT, ou mesmo para seu governo, com a manutenção de uma base de apoio partidário sustentada â custa de negócios ilícitos na referida estatal”.
Documento mostra pedido da Polícia Federal para ouvir o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no inquérito que investiga políticos na operação Lava Jato (Foto: Reprodução)

Para a PF, “os fatos evidenciam que o esquema que ora se apura é, antes de tudo, um esquema de poder político alimentado com vultosos recursos da maior empresa do Brasil”.
>> MPF abre inquérito contra ex-presidente Lula por tráfico de influência internacional

Diante de tais suspeitas, a PF elencou a lista de pessoas do “primeiro escalão” que deveriam ser ouvidas. Lula está lá, embora não tenha mais foro privilegiado. A PF não explica por que pediu ao Supremo a tomada do depoimento - e não à primeira instância.  “Neste cenário fático, faz-se necessário trazer aos autos as declarações do então mandatário maior da nação, LUIZ INACIO LULA DA SILVA, a fim de que apresente a sua versão para os fatos investigados, que atingem o núcleo político-partidário de seu governo”.

Fonte: Época

quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Tassyo Mardonny demonstra preocupação com escuridão em rua no Alto de São Manoel



A falta de iluminação pública na Rua Francisco Holanda tem causado desconforto aos moradores e trabalhadores da região da "Vargem", no bairro Alto de São Manoel. Quem passa no local à noite, se assusta com a escuridão. Segundo trabalhadores, têm acontecido muitos assaltos e tentativa de roubos a pedestres e ao comércio local.

Durante sessão realizada nesta quarta-feira, 9, o vereador Tassyo Mardonny apresentou indicação solicitando do Poder Executivo Municipal que realize, em caráter de urgência, a substituição de lâmpadas danificadas no local. “A reivindicação é antiga e os moradores se sentem amedrontados dentro de suas residências por conta da violência”, relata o vereador.

Ele ressalta a importância das ações por parte da Polícia Militar, devido os recentes conflitos envolvendo gangues das áreas do "Papoco" e "Pirrichiu" que nos últimos anos tem deixado várias vítimas. “É uma guerra sem fim, precisamos que as autoridades se pronunciem acerca do problema e evitem que inocentes sejam vítimas das ações dos criminosos”, complementou o parlamentar.

O vereador aproveitou a sessão e solicitou a limpeza na praça da Rua Primeiro de Maio, também no bairro Alto de São Manoel; e a restauração da pavimentação da Rua Almir de Almeida Castro, no Centro.

terça-feira, 8 de setembro de 2015

PSDB-RN reúne mais de 10 diretórios durante o final de semana

 

O PSDB do Rio Grande do Norte tem passado por um processo de reestruturação nos últimos meses, diante da crescente procura pela legenda por parte de lideranças e simpatizantes em todas as regiões do Estado, fenômeno semelhante ao ocorrido em todos os Estados do país.

Apenas durante este final de semana, o deputado federal Rogério Marinho, presidente de honra do partido no RN, se reuniu com representantes de mais de 10 municípios potiguares, que estão dispostos a lançar candidaturas a prefeito, vice e a vereadores em suas cidades no próximo ano.

Durante o sábado (05) pela manhã, Rogério se encontrou com lideranças e militantes em Caiçara do Rio dos Ventos. Na parte da tarde, as reuniões foram com as cidades de Triunfo Potiguar, Pilões, Apodi, Felipe Guerra, Tibau e Upanema. Já no domingo (06), foi a vez do parlamentar encontrar com os tucanos de Mossoró, Baraúna e Dix-Sept Rosado.

Também no último sábado, o deputado federal concedeu entrevista ao vivo à Rádio Difusora, em Mossoró. Na oportunidade, Rogério disse que o partido trabalha por candidaturas próprias em Natal, Mossoró e Parnamirim, cidades com mais de 100 mil eleitores, conforme orientação nacional da legenda. Além disso, o PSDB espera ter mais e 50 candidatos majoritários no RN em 2016.

"Claro que essas candidaturas precisam ser construídas e não há ainda nenhuma definição, mas estamos trabalhando neste sentido. A população precisa ser consultada. Os eleitores estão cansados da política antiga, onde os candidatos se atacavam e dividiam os votos nesta ou naquela cor. Hoje todos nós queremos que os problemas das nossas cidades sejam resolvidos, que a mobilidade urbana melhore, que a saúde e a educação pública funcionem", disse Rogério.

quinta-feira, 27 de agosto de 2015

"Não estamos contra a TV Câmara, mas sim o posicionamento autoritário do presidente", diz Tassyo


O vereador Tassyo Mardonny (PSDB) rechaçou as declarações de alguns colegas sobre a polêmica envolvendo a criação da Fundação Aldenor Nogueira, que vai gerir a TV Câmara. Ele destacou a importância desse novo veículo de comunicação, porém, criticou a forma autoritária a qual o presidente da Câmara, vereador Jório Nogueira, impôs para se tornar presidente da fundação.

Durante a Sessão Ordinária realizada nesta quarta-feira, 26, o vereador lamentou a tentativa de desvirtuar o discurso de alguns vereadores em relação ao projeto, ressaltando que as atitudes apenas empobrecem os debates entre os parlamentares. “Acho que essa política suja, sorrateira de desvirtuar o discurso de alguns vereadores só tem a colaborar com esse afastamento entre os edis. O povo de casa não quer ver essas picuinhas, mas sim projetos”, disse.

Ainda durante a sessão, Mardonny falou que alguns vereadores, inclusive ele, defenderam que a emissora se torne mais participativa e democrática para todos os vereadores. "Nosso mandato não está contra a TV Câmara, mas sim a imposição autoritária do presidente de querer geri-la”, complementou Tassyo.

A Fundação Vereador Aldenor Nogueira, responsável pela TV Câmara, foi aprovada na última sexta-feira, 21, em sessão polêmica, sem a consulta de parte dos vereadores que estavam em Brasília-DF participando da Marcha dos Vereadores.

Guarda Municipal pede apoio para que haja avanços nas negociações junto a gestão municipal


No início da tarde desta quinta-feira (27), representantes da Guarda Municipal do Município foram à Câmara Municipal de Mossoró no intuito de solicitar apoio dos vereadores.

A Guarda pede apoio para que haja avanços no diálogo com a Prefeitura Municipal de Mossoró quanto ao Plano de Cargos, Carreiras e Salários da categoria.

Durante a reunião, os guardas informaram aos vereadores que vários pontos do Plano não estão sendo cumpridos. Entre eles:

- Gratificação de desempenho;

- Promoção para inspetor e sub-inspetor;

- Revogação das portarias que criam os pelotões.

“A portaria para os pelotões foi criada de forma irregular. De acordo com a portaria o Pelotão é formado por um único guarda”, disse a presidente do Sindguardas/RN, Margareth Vieira.

Após ouvir os relatos da Guarda, os vereadores decidiram formar uma comissão que irá conversar e levar as reivindicações da categoria à gestão municipal.

domingo, 16 de agosto de 2015

Mossoroenses protestam contra governo Dilma na tarde deste domingo

Munidos de faixas, cartazes e bandeiras, várias famílias mossoroenses foram às ruas na tarde neste domingo (16) em protesto contra o governo da presidente Dilma Rousself (PT). A concentração aconteceu às 16h na praça em frente ao Colégio Diocesano.

O evento em Mossoró faz parte da mobilização nacional, marcada para este dia 16. Além do protesto contra a presidente Dilma, o movimento reivindicou o fim da corrupção no governo petista e parabenizou o trabalho do Juiz Federal Sergio Moro, que conduz as ações da Operação Lava Jato.

Em Mossoró, cerca de 200 pessoas participaram do protesto, que foi organizado pelo "Movimento Brasil Livre" através das redes sociais. O ato foi encerrado com carreata até o Teatro Municipal.

O vereador Tassyo Mardonny (PSDB) acompanhou o ato e destacou a importância das manifestações no processo democrático. "Participei como cidadão brasileiro indignado, e assim como em diversas cidades, me junto às milhares de vozes de cidadãos nas ruas indignados com as mentiras desse governo", ressaltou.

Em Minas Gerais, o senador Aécio Neves (PSDB-MG) afirmou que não aceita "tanta impunidade, corrupção e mentira" e foi carregado nos ombros por populares.

Essa foi a terceira grande manifestação nacional do ano contra o governo da presidente Dilma Rousseff, com público geral calculado pelas Polícias Militares estaduais em 795 mil pessoas.




















quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Em entrevista, Tassyo Mardonny destaca ações para fortalecer a economia do município


Vereador tucano defendeu ações para fortalecer a economia local

O vereador Tassyo Mardonny (PSDB), concedeu entrevista ao Jornal da Câmara, na TV Câmara, nesta quinta-feira (13), momento em que destacou a importância dos projetos que visam fortalecer a economia de Mossoró. Ele fez um balanço sobre seu mandato e ressaltou também a parceria com a gestão municipal em proposições que visam atender as necessidades da população.

Com relação à situação de crise econômica que passa o município de Mossoró, o parlamentar apresentou detalhes das ações de seu mandato que tratam diretamente da geração de emprego e qualificação profissional para o mercado de trabalho.

O vereador defendeu a luta pelo novo Distrito Industrial na cidade. Tassyo explicou que a cidade vive um momento delicado, ressaltando a queda de receitas, o número crescente de empresas prestadoras de serviços que deixaram a cidade e o alto índice de desemprego.

"Mossoró precisa de uma nova fonte de renda, que não venha a ser apenas do Petróleo. Temos a luta agora pelo Distrito Industrial que foi implementado sem planejamento, pois não tem uma matriz energética, as ruas não foram pavimentadas", declarou ele.

Outro ponto destacado pelo parlamentar é sobre a Escola de Capacitação, projeto de sua autoria, aprovado na LDO 2016, e que tem o objetivo de capacitar os jovens para o mercado de trabalho. "A Escola de Capacitação vai contribuir para o aumento da mão de obra qualificada, garantindo mais oportunidades de trabalho para os jovens, sem que as empresas necessitem trazer profissionais de outras regiões", ressaltou Tassyo.

O tucano finalizou a entrevista avaliando o cenário político nacional, criticando a gestão Dilma com os recentes casos de corrupção e prisões envolvendo membros e pessoas ligadas diretamente ao Partido dos Trabalhadores (PT).

Tassyo convocou a população mossoroense a estar presente nas mobilizações marcadas em todo o Brasil no próximo domingo (16). Em Mossoró, o ato que pede a saída da presidenta Dilma está marcado para ser iniciado às 16h, na Praça do Diocesano.

Tassyo Mardonny conversou com os jornalistas Givanildo Silva e Thurbay Rodrigues