quarta-feira, 18 de novembro de 2015

“É uma questão de saúde pessoal e pública”, ressalta Tassyo sobre campanhas contra tabagismo


Segundo a OMS, o tabagismo é a principal causa de morte evitável no mundo. A organização estima que um terço da população adulta, ou 1 bilhão e 200 milhões de pessoas sejam fumantes. Preocupado com esse alerta, o vereador Tassyo Mardonny (PSDB) apresentou requerimento onde solicita da Prefeitura de Mossoró informações sobre campanhas contra o tabagismo.

“A finalidade do requerimento é coletar dados sobre vítimas na nossa cidade, e intensificar as campanhas com o objetivo de prevenir doenças e reduzir a incidência do câncer e de outras doenças relacionadas ao tabaco”, explicou Tassyo.

O parlamentar frisa que um fumante consome em média 40% a mais recursos dos sistemas de saúde que os não fumantes. 

Ainda na justificativa, o vereador Mardonny cita que o fumante de longa data tem a sua expectativa de vida reduzida em cerca de 13 anos. Um simples cigarro, segundo as pesquisas, contém quase 500 substâncias químicas, pelo menos 400 delas sabidamente tóxicas ao organismo e mais de 50 reconhecidamente carcinogênicas (que causam o câncer).

“Por isso, as campanhas antitabagismo devem ser cada vez mais intensas, pois o tabaco afeta a todos, pois não são apenas uma questão de não-fumantes incomodados com o cheiro da fumaça dos fumantes. É uma questão de saúde pessoal e pública”, complementou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário