terça-feira, 19 de maio de 2015
Vereador Tassyo Mardonny propõe mais conscientização sobre doação de órgãos
O vereador Tassyo Mardonny (PSDB) apresentou requerimento, durante sessão ordinária realizada nesta terça-feira (19), solicitando do Poder Executivo planejamento para conscientizar a população sobre a importância da doação de órgãos e tecidos no município.
Apesar do Dia Nacional do Doador de Órgãos ser comemorado em setembro, o parlamentar enfatizou a importância de intensificar a campanha durante todo o ano. "A doação de órgãos tem sido fator relevante para salvar vidas de pessoas que aguardam durante muitos anos nas chamadas filas dos transplantes, que constituem uma espera longa e desgastante", disse o vereador.
O parlamentar acrescentou que esse tipo de campanha deveria ser trabalhado inicialmente na rede escolas de ensino, desde a infância, formando cidadãos conscientes e solidários. "É indiscutível que a temática ainda necessita ser bastante trabalhada na nossa sociedade, principalmente pelos jovens, devendo ser conscientizada da importância de tal ato", concluiu Tassyo.
O requerimento de minha autoria, foi aprovado em plenário por unanimidade na Câmara Municipal de Mossoró, e agora segue para apreciação do prefeito Francisco José Júnior.
Números assustam
Embora já tenha melhorado bastante, a situação de quem necessita de transplante de órgãos no Brasil ainda é muito delicada. Atualmente, cerca de 28 mil brasileiros aguardam na fila de espera em todo país. Infelizmente, de cada 10 pessoas abordadas, quatro se recusam a doar os órgãos de seus familiares.
A maior lista de espera é por um rim, cerca de 20 mil pessoas aguardam pela doação do órgão. Em segundo lugar, estão os que precisam de transplante de córnea, aproximadamente seis mil pacientes. Na terceira posição está o fígado, com 1.300 pessoas na lista de espera, e, por último, coração e pulmão, com 200 e 170 respectivamente.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário