terça-feira, 26 de maio de 2015

Vereador Tassyo Mardonny sugere ampliar discussão no caso dos camelôs



Durante os debates em plenário da Câmara Municipal, o vereador Tassyo Mardonny (PSDB) reforçou a preocupação levantada por outros vereadores que buscam uma saída negociada para a retirada dos vendedores ambulantes do centro comercial de Mossoró. O parlamentar considerou como acertado o novo prazo concedido pela justiça para que o caso continue em apreciação.

De acordo com decisão do juiz Pedro Cordeiro, os ambulantes terão mais 60 dias para negociar. “Precisamos encontrar uma praça, enfim, um local melhor estruturado para receber os ambulantes e que todos eles sejam devidamente cadastrados”, sugere o vereador. Ele também defende que seja criada uma comissão de vereadores para que possa acompanhar, mais de perto, o que irá acontecer nos próximos 60 dias.

Nas suas sugestões, acrescenta o vereador Tassyo Mardonny, que durante a definição dos locais, que seja o espaço cedido em regime de concessão. Com isso, entende o vereador, impede que alguns comerciantes que não queiram seguir com sua atividade possam vender o espaço público.

“Aos que questionam essa proposta, defendendo sua possível inviabilidade, eu digo que não existe esse problema, pois seria, nos mesmos moldes do que hoje se faz com os comerciantes da Praça de Convivência”, explica.

Quanto aos recursos para investir, lembra Tassyo, é só o poder público tomar a mesma posição, como já fez com a saúde e educação, deslocando valores de outras pastas disponíveis que viabilizem o projeto.

domingo, 24 de maio de 2015

PSDB exibiu novas inserções na TV neste domingo


O presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves, apresentou neste domingo (24) uma nova inserção do partido, que foi exibida em rede nacional de televisão.

Na peça, que foi ao ar entre 19h30 e 22h, Aécio afirmou que o PT empurra para a sociedade a conta dos desacertos que seus governos cometeram na condição do país nos últimos 12 anos.

O senador destacou ainda que a proposta política do PSDB é lutar contra esse modelo de gestão.

‪#‎PSDB‬ ‪#‎OposiçãoaFavordoBrasil‬

terça-feira, 19 de maio de 2015

Vereador Tassyo Mardonny propõe mais conscientização sobre doação de órgãos

 

O vereador Tassyo Mardonny (PSDB) apresentou requerimento, durante sessão ordinária realizada nesta terça-feira (19), solicitando do Poder Executivo planejamento para conscientizar a população sobre a importância da doação de órgãos e tecidos no município.

Apesar do Dia Nacional do Doador de Órgãos ser comemorado em setembro, o parlamentar enfatizou a importância de intensificar a campanha durante todo o ano. "A doação de órgãos tem sido fator relevante para salvar vidas de pessoas que aguardam durante muitos anos nas chamadas filas dos transplantes, que constituem uma espera longa e desgastante", disse o vereador.

O parlamentar acrescentou que esse tipo de campanha deveria ser trabalhado inicialmente na rede escolas de ensino, desde a infância, formando cidadãos conscientes e solidários. "É indiscutível que a temática ainda necessita ser bastante trabalhada na nossa sociedade, principalmente pelos jovens, devendo ser conscientizada da importância de tal ato", concluiu Tassyo.

O requerimento de minha autoria, foi aprovado em plenário por unanimidade na Câmara Municipal de Mossoró, e agora segue para apreciação do prefeito Francisco José Júnior.

Números assustam

Embora já tenha melhorado bastante, a situação de quem necessita de transplante de órgãos no Brasil ainda é muito delicada. Atualmente, cerca de 28 mil brasileiros aguardam na fila de espera em todo país. Infelizmente, de cada 10 pessoas abordadas, quatro se recusam a doar os órgãos de seus familiares.

A maior lista de espera é por um rim, cerca de 20 mil pessoas aguardam pela doação do órgão. Em segundo lugar, estão os que precisam de transplante de córnea, aproximadamente seis mil pacientes. Na terceira posição está o fígado, com 1.300 pessoas na lista de espera, e, por último, coração e pulmão, com 200 e 170 respectivamente.

quarta-feira, 13 de maio de 2015

Vereador usa grande expediente para cobrar obras na Ilha de Santa Luzia


Durante sessão realizada nesta quarta-feira, 13, o vereador Tassyo Mardonny usou o grande expediente para tratar da obra de estrada ligando o bairro Ilha de Santa Luzia à Avenida Leste Oeste.

O edil enfatizou que teve contato secretário municipal onde apresentou oficio cobrando explicações sobre o prazo para início das obras. Em resposta, o vereador informou que até outubro a obra estará em processo de execução.

Outro tema abordado pelo vereador trata-se da conclusão das obras da Unidade Básica de Saúde do bairro Ilha de Santa Luzia, paradas por entraves burocráticos das outras gestões. O vereador parabenizou o prefeito Francisco José Júnior pela resolução do problema e o anúncio da empresa para a retomada das obras que irão beneficiar os moradores do bairro.

Prestação de contas do mandato legislativo



Usei o grande expediente, durante esta manhã, para prestar contas do meu mandato legislativo. Como presidente da Constituição, Justiça e Redação, cobrei agilidade das outras comissões para avaliar os projetos apresentados pelos edis. Com a agilidade no processo, os projetos poderão ser votados trazendo benefícios à população.

Sobre o Distrito Industrial, falei sobre a urgência no andamento do projeto que irá beneficiar a população com geração de emprego. É de autoria do nosso mandato o projeto de emenda para a construção do novo Distrito Industrial de Mossoró. Entramos em contato com o Secretário de Desenvolvimento Territorial para rever a questão da localidade e dar início às obras.

Cobrei também do Executivo o repasse das subvenções apresentadas pelo nosso mandato, no ano passado, que irão beneficiar três instituições da cidade. As indicações apresentadas foram para enviar repasses para a APAE, Hospital da Solidariedade e Associação Beneficente da Assembleia de Deus.

Destaquei sobre a urgência da retomada das obras da UBS da Ilha de Santa Luzia paradas por entraves burocráticos das gestões anteriores. Parabenizei o prefeito Francisco José Júnior pela resolução do problema e a retomada das obras que irão beneficiar os moradores do bairro.

terça-feira, 12 de maio de 2015

Tassyo Mardonny defende instalação de Base Integrada Cidadã no Alto de São Manoel

O vereador Tassyo Mardonny (PSDB), que é autor de diversas proposições que tratam da segurança, reiterou nesta terça-feira (12) a importância da implantação de uma Base Integrada Cidadã (BIC) no bairro Alto de São Manoel.

O pedido foi feito ao prefeito Francisco José Júnior, durante a inauguração da BIC-TUR, que atuará no patrulhamento e segurança de todo o Corredor Cultural, como também a entrega de novas viaturas à Guarda Civil Municipal (GCM). A solenidade aconteceu no Memorial da Resistência.

De acordo com o vereador Tucano, a inserção da BIC é de suma importância para restabelecer a segurança no bairro que, de acordo com dados da Polícia Militar, registrou várias tentativas de homicídios em uma guerra promovida por facções das regiões do Pirrichiu e Papoco.

 "Propus a implantação do dispositivo de segurança no grande Alto de São Manoel porque é um anseio da população. Conheço a comunidade, ando pelo bairro e sempre me passam a questão da segurança como uma problemática. Tenho certeza que assim como aconteceu em outras localidades de Mossoró, com a Base Integrada, a população da região Leste vai voltar a respirar a paz que era de costume", enfatizou o edil.

Implantada em 2012 como um dos objetivos do Plano Municipal de Apoio a Prevenção e Combate da Violência, as Bases Integradas Cidadãs (BICs) têm apresentando redução da violência nos bairros onde foram instalados. Atualmente, 5 BCS estão funcionando na cidade de Mossoró.




quinta-feira, 7 de maio de 2015

Tassyo Mardonny cobra saneamento básico para o Conjunto Ulrick Graff



A conclusão do saneamento básico do Conjunto Habitacional Ulrick Graff foi pauta de indicação apresentada na última sessão da Câmara Municipal pelo vereador Tassyo Mardonny (PSDB), cobrando do Executivo a viabilidade do serviço.

O parlamentar lembrou que muitas ruas do bairro ainda necessitam de rede de água e esgoto e que o esgoto que corre a céu aberto precisa ser canalizado. "A falta de saneamento, com esgotos e fossas, podem trazer riscos à saúde dos moradores", complementou o vereador.

Além do saneamento, o vereador apresentou indicações onde solicita do Poder Executivo a pintura de faixa para pedestres na rua Wenceslau Braz, em frente à AMI do Bom Jardim; pavimentação asfáltica na rua Damião Rodrigues de Souza, no bairro Sumaré e limpeza da rua Delmiro Rocha e Carlos Dumaresque no bairro Alto de São Manoel.

segunda-feira, 4 de maio de 2015

Vereador cobra melhorias no sistema de drenagem no Alto de São Manoel

 

Preocupado com a situação de alguns pontos do Alto de São Manoel, por conta do período chuvoso, o vereador Tassyo Mardonny (PSDB), apresentou na Câmara Municipal de Mossoró, na sessão ordinária da última quarta-feira (29), indicação solicitando do Poder Executivo que seja feito obras de drenagem e esgoto de águas pluviais na Avenida Rio Mossoró, em trecho conhecido como "Beco da Alegria".

A proposta foi aprovada com votos favoráveis de todos os vereadores e será encaminhado ao Prefeito Francisco José Júnior nos próximos dias.

Para o vereador, mesmo em período de contenção de recursos por parte do Executivo, a necessidade de acabar com os alagamentos na região é urgente. Tassyo lembra que o problema dos alagamentos é uma consequência do crescimento do bairro, que favorece o surgimento de grandes construções e a eliminação de áreas verdes, provocando a impermeabilização o solo.

“A solução desse problema é essencial não só pelo desconforto que causa aos moradores, mas também por uma questão de saúde, pois a água acumulada pode se tornar criadouro do mosquito da dengue", argumenta Tassyo.

Tassyo Mardonny defende instalação de Academia da Terceira Idade na Ilha de Santa Luzia



O vereador Tassyo Mardonny (PSDB) solicita através de Indicação, aprovada na última sessão realizada na quarta-feira (29/04), a instalação de Academia para Terceira Idade (ATI), na Praça Chiquinha Duarte, localizada na rua General Péricles no bairro Ilha de Santa Luzia.

"Desenvolver condições para a prática de atividades físicas colabora com a saúde, em especial com atividades voltadas para pessoas idosas é o objetivo da Academia para Terceira Idade”, defendeu o parlamentar que tem apresentado trabalhos voltados para área de lazer na cidade.

Ainda segundo o parlamentar, o objetivo é incentivar a prática de atividades físicas, promover inclusão social, e ainda melhorar a autoestima e a saúde dos munícipes que farão uso do espaço. “Uma vez instalada o equipamento irá atender toda a comunidade e também dos bairros circunvizinhos", disse.

Há algumas semanas o vereador já havia solicitado do Poder Executivo Municipal a elaboração de um projeto para a construção da academia da terceira idade no Alto de São Manoel. Pela proposta de Tassyo, a academia seria construída numa área pública localizada na praça Rosilene Fonseca Rocha.

Foi proposta também a contratação de profissionais para acompanhamento e orientação dos usuários dos equipamentos.

“Desta maneira, a população mossoroense poderá praticar exercícios, melhorando a qualidade de vida com hábitos saudáveis e mais disposição para o seu dia a dia, além da oportunidade de conhecer outras pessoas", afirmou o vereador.

Postos de saúde iniciam campanha de vacinação contra gripe


A Secretaria Municipal de Saúde já iniciou, na manhã desta segunda-feira, 4, a campanha de vacinação contra influenza, vírus causador da gripe, nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). As doses de vacinas têm objetivo de imunizar contra vírus da gripe A (H1N1), A (H3N2) e B. O Dia D está marcado para o próximo sábado, 9, das 8h às 17h, nas UBSs. A campanha se estende até o dia 22 de maio.

Segundo a coordenadora municipal de imunização, já está disponível para Mossoró 15.350 vacinas, 25% do previsto. A perspectiva é de que o restante seja liberado para o município até a próxima sexta-feira, 8.  O público-alvo é de 61.559 pessoas. Poderão tomar a vacina bebês a partir de seis meses e crianças menores de cinco anos de idade, idosos a partir dos 60 anos, gestantes, puérperas (mulheres que tiveram filhos nos últimos 45 dias), indígenas, funcionários do sistema prisional, população privada de liberdade, pessoas diagnosticadas com doenças crônicas e profissionais de saúde. A orientação do Ministério da Saúde é que pessoas com doenças crônicas apresentem prescrição médica no ato da vacinação.

A vacina é contraindicada a alérgicos a ovo de galinha e seus derivados, por causar reações em pessoas que têm alergia grave à albumina, principal elemento encontrado no ovo. Quem também apresentou febre recentemente deve informar o ocorrido antes de receber a imunização na sala de vacina. A  meta da Secretaria Municipal de Saúde é vacinar, neste ano, 80% do público-alvo. Isto é, 49.220 pessoas.

Fonte: Prefeitura de Mossoró