segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Tassyo Mardonny reafirma luta em defesa dos ribeirinhos

Projeto "Canoeiro Ambiental aconteceu
no último sábado (6)" (Foto: Secom/PMM)
Neste último sábado (6) foi realizada mais uma edição do projeto "Canoeiro Ambiental", que tem o apoio do vereador Tassyo Mardonny. Os participantes recolheram resíduos durante o trajeto no Rio Mossoró para dar a destinação correta. Os pescadores receberam da Prefeitura de Mossoró um kit com boné, camisa, bota, luva, máscara, cesta básica e uma canoa nova. Na oportunidade, o vereador parabenizou a iniciativa e reafirmou o seu compromisso de continuar lutando pelos direitos dos ribeirinhos. 

É válido lembrar que durante seu primeiro ano de mandato, na Câmara Municipal de Mossoró, Tassyo apresentou várias proposituras em prol dos moradores que retiram do Rio Mossoró o seu sustento. Foi realizada uma audiência pública, em 2013, debatendo a problemática das famílias impedidas de utilizarem as margens dos rios por conta do Novo Código Florestal.

O vereador apresentou projeto na Câmara Municipal, na tentativa de adaptar a lei para não prejudicar os moradores que tiram sustento do rio. Na época, Tassyo visitou ribeirinhos da comunidade de Curral de Baixo, onde ouviu reivindicações e propostas. "Vamos lutar para que moradores que tiram sustento do rio não sejam prejudicados. Constatamos que o impacto causado pelas atividades desses agricultores é mínimo, e reforçamos que nosso mandato continuará trabalhando em defesa dessas famílias", disse.


Audiência Pública

Audiência Pública realizada em 2013 discutiu a
situação dos moradores ribeirinhos de Mossoró (Foto: Arquivo)
A audiência Pública que tratou da situação dos moradores ribeirinhos aconteceu no dia 24 de maio, na Câmara Municipal de Mossoró, e teve como objetivo trazer para o debate algumas medidas tomadas pelos órgãos de meio ambiente, que limitou atuação de agricultores às margens do Rio Apodi/Mossoró, prejudicando a produção e o sustento de dezenas de famílias.

Autoridades públicas, representantes dos órgãos do Governo e Município, além dos ribeirinhos, participaram da audiência. No final foi elaborado um documento assinado pelos vereadores presentes, para reforçar a luta pelos moradores que dependem do rio para sobrevivência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário