segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Tassyo Mardonny na luta pela reestruturação do Corpo de bombeiros de Mossoró

Vereador Tassyo Mardonny cobra melhorias 
nos serviços da unidade em Mossoró
O vereador Tassyo Mardonny (PSDB) destacou nesses seis primeiros meses de atuação na Câmara Municipal, a necessidade da ampliação e reestruturação da unidade do Corpo de Bombeiros de Mossoró. Dentre as principais proposições apresentadas, estão: a reestruturação da unidade, com a aquisição de novos veículos de combate as chamas e para resgates,  bem como a instalação de hidrantes em locais públicos de grande movimento.

O crescimento vertical foi um dos pontos preocupantes levantado pelo vereador Tassyo Mardonny, onde apresentou indicação solicitando a aquisição de um veículo adaptado com escada do tipo “magirus” para a unidade do Corpo de Bombeiros de Mossoró.  Outra proposição do edil, foi a aquisição de uma viatura de combate a incêndio do tipo ABP" (Auto Bomba Tanque). Os dois veículos em conjunto auxiliam no combate as chamas e no resgate as vítimas em casos de incêndios.

Após solicitação de Tassyo na Câmara Municipal de Mossoró, o deputado Betinho Rosado (DEM), através da Emenda Parlamentar de nº 21460002, conseguiu inserir ao orçamento geral da União de 2013, o repasse da verba de R$ 2.100.000,00 (dois milhões e cem mil reais), para a aquisição da viatura, como apoio à estruturação e reaparelhamento; modernização organizacional e tecnológica do Batalhão do Corpo de Bombeiros de Mossoró.

Hidrantes

Outra proposição apresentada pelo vereador e, até o momento, esquecida pelos demais edis, é sobre a instalação de hidrantes em vários pontos da cidade. O vereador Tassyo Mardonny (PSDB) apresentou, durante sessão realizada no último dia 07/08, indicações cobrando um estudo de viabilidade técnica e orçamentária ao diretor da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (CAERN), para a instalação de vários hidrantes em locais públicos e de grande movimentação de pessoas em Mossoró.

Os locais para a instalação dos hidrantes públicos, solicitados pelo vereador são: Rua José Damião, na praça do Portal do Saber, conjunto Abolição I; Praça da Independência, em frente ao Mercado Público Manoel Teobaldo do Santos (Mercado Público Municipal), na Avenida Deoel Viera Diniz; Distrito Industrial, próximo a Industria Três Corações e na Praça Cônego Estevam Dantas, conhecida como Praça dos Hospitais, na avenida Juvenal Lamartine no Centro.

De acordo com Tassyo, os hidrantes proporcionam maior agilidade nos trabalhos dos Bombeiros em caso de incêndio. "Reconhecemos a precariedade dos serviços do Corpo de Bombeiros na cidade de Mossoró. Levando em consideração o grande fluxo de pessoas nos locais citados, solicitamos a Caern, órgão responsável para esse tipo de serviço, um estudo para a instalação desses equipamentos de segurança, proporcionando assim, um atendimento mais rápido em caso de incêndio.", explicou o vereador.

Ainda segundo Tassyo, um dos locais com maior fluxo de pessoas seria o Mercado Público Municipal, que não dispõe de equipamentos adequados para combater um eventual acidente de grandes proporções. Outro ponto levantado por Tassyo é  o Distrito Industrial, às margens da BR-304, distante da região urbana de Mossoró. O local, segundo ele, também preocupa pelo grande número de indústrias e fábricas com milhares de trabalhadores.

"O Mercado Público Municipal e o Distrito Industrial devem receber atenção redobrada quanto à questão da segurança. Em Mossoró, são cerca de 40 mil pessoas que visitam diariamente a cidade, vindos de vários municípios da região, devido ao comercio ou para trabalhar em várias empresas instaladas. Será muito importante a instalação desses hidrantes, para uma melhor qualidade de atendimento em casos de emergência por parte dos bombeiros.", finalizou Tassyo.

ENTREVISTA COM MAJOR FRANKLIN ARAÚJO, COMANDANTE DO 2º GRUPAMENTO DE BOMBEIROS DE MOSSORÓ:

- Qual a importância desse equipamento para a unidade dos Bombeiros em Mossoró?
Em virtude da atual e constante verticalização que vem ocorrendo no município de Mossoró, que hoje já possui edifícios de ocupação comercial e residencial multifamiliar,  construídos com mais de 35 pavimentos, algo em torno de cem (100) metros de altura, considerando ainda que apenas o período de janeiro de 2012 a abril de 2013, o Serviço Técnico de Engenharia do Corpo de Bombeiros teve 530 projetos de proteção contra incêndios protocolados junto ao órgão para serem analisados, sendo 418 (quatrocentos e dezoito) para o ano de 2012 e 112 (cento e doze) de janeiro a abril de 2013, dentre esses projeto temos registros de edifícios em construção e a serem construídos que já chegam a ultrapassar  45 (quarenta e cinco) pavimentos, o que demonstra e comprova o crescimento vertical da cidade, sendo necessária a aquisição de recursos tecnológicos que tornem mais eficiente a atuação do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte nas atividades de resgate e combate a incêndio neste município, uma vez que a cidade não possui nenhuma viatura especifica para esse tipo de atuação. Tendo em vista que o equipamento  auto plataforma mecânica possibilita o emprego de técnicas de resgate e de combate a incêndios em prédios de forma mais segura e mais rápida, podendo ser empregado tanto em operações de resgate como no combate a incêndio externo, minimizando as possibilidades de danos a vidas e bens da população mossoroense.

- Como será o treinamento dos bombeiros para utilização desse novo equipamento?
Esclareço que nos editais de licitação de equipamentos desta natureza, é previsto que a empresa vencedora do certame terá que fornecer treinamento para o efetivo que irá atuar como operadores da viatura.

Quantas cidades serão beneficiadas com a chegada desse equipamento?
A área de circunscrição do 2° Subgrupamento do 2° GB, totaliza 66 municípios, que podemos em primeiro momento, independente do grau de verticalização da cidade, considerar que todos serão beneficiados, contudo, em razão do porte da cidade e sua verticalização mais acentuada, sem duvida nenhuma, o maior beneficiado será o município de Mossoró.

- Qual mensagem para o vereador, autor da proposição cobrando a Escada Magirus para Mossoro?

A mensagem que deixamos não apenas ao Nobre Vereador, mas será a todos que de alguma forma contribuem ou contribuíram para esse objetivo, pois devemos lembrar que essa "luta" é antiga e que agora temos uma expectativa real de realiza-la, portanto, sintetizo agradecendo ao Vereador autor da proposição, ao Comando Geral do Corpo de Bombeiros Militar, que não mediu esforços no sentido de buscar apoio e parecerias para realizarmos tal aquisição e, principalmente, ao Excelentíssimo Dep Federal Betinho Rosado, que destinou recursos de emenda parlamentar visando aquisição da viatura. A todos, nossos sinceros agradecimentos e votos que continuem trabalhando nesse sentido de sempre buscar o melhor para a sociedade.

 ditório do Ginásio Pedro Ciarlini. A realização do evento é da Subsecretária de Gestão Ambiental 

Nenhum comentário:

Postar um comentário